Encontro promoveu troca de experiências e tecnologia sobre descarbonização do setor portuário
Terminou, nesta última sexta-feira (10), o 2º Encontro Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos – 2025. O encontro, realizado em São Luis (MA), contou com a participação de representantes da Autoridade Portuária Federal na Bahia – Codeba e de outros estados, de gestores de portos públicos e privados, formuladores de políticas públicas, representantes governamentais, empresas e executivos do setor.
“A Codeba vem adotando boas práticas no setor de infraestrutura, com foco na transição energética da logística portuária, a exemplo do programa de descarbonização e eletrificação do cais de Salvador. Outras ações também estão em curso, como mapeamento do potencial de captura de carbono da Baía de Todos-os-Santos, que é um processo que será conduzido sob coordenação da Unesco. Com as experiências aqui apresentadas, esperamos acelerar esse processo levando novas tecnologias para os portos públicos e privados da Bahia”, afirma Antonio Gobbo, presidente da Autoridade Portuária – Codeba.
A programação do encontro, iniciado na quarta-feira (08), contou com palestras, painéis sobre mudanças climáticas e eletrificação de equipamentos, terminais e embarcações, entre outros temas, planejamento de ações e visita técnica aos portos. O gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Autoridade Portuária – Codeba, Ricardo Bertelli participou das atividades e, durante a tarde desta sexta-feira, Antonio Gobbo conheceu a experiência do Porto Madeira, acompanhado das assessoras da Diretoria de Infraestrutura Portuária, Luana Rios, e da Presidência Camila Coutinho, do diretor de Operações do Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, Walter Pinheiro, e do coordenador de Meio Ambiente, Carlos Marinho. O objetivo é promover a colaboração de diversos atores nacionais quanto internacionais para a implementação de novas ações estratégicas para a descarbonização de portos e frotas.
Texto e Fotos: Flávia Marciel Paula dos Anjos