Com mais de 3 mil pessoas, a participação do Movimento Sem Teto – MSTS aos festejos do 2 de julho, ainda repercute positivamente, que contou com participação do Presidente Lula ao ato, onde se ressalta o reconhecimento pelo início do processo de independência do Brasil.

Para o representante licenciado do MSTS, Jhones de Bastos, o dois de julho foi um momento marcante para todos “são 201 anos de Independência do Brasil na Bahia, mais uma vez estamos nas ruas lutando para que o povo conquiste independência. Estamos reivindicando na Bahia solução mais urgentes para a deficiência habitacional. O msts também conclama ao governo estadual e federal a desapropriação de imóveis sem finalidade social e que zere todas as casas de taipas, adobo e madeiras”, destacou Jhones.

O movimento avalia que também o déficit qualitativo, busca melhorias na qualidade das moradias, além de outra pauta, que é a redução do déficit habitacional, através da aquisição de imóveis usados.

Segundo Jhones Bastos, é importante o investimento em desapropriação e regularização de imóveis abandonados (públicos e privados),

O movimento também propõe alternativas estaduais ações para rechear os Fundos Estadual e Federal de Habitação. Para que possam ter o próprio programa com apoio do Governo Lula e Jerônimo.

Proposta

O Movimento dos Sem Teto da Salvador traz também uma alternativa de um Fundo nas esferas Municipais, e Estadual, através dos Impostos de Casas de Materiais de construções, Construtoras, Olarias, Vendas de Imóveis, IPTU etc.

Com esses Fundos, o Movimento dos Sem Tetos de Salvador, acredita que Salvador, será a Cidade de extrema referência nas produções de Casas independentes, finalizou Jhones.

As comemorações ao 2 de julho contaram também com as presenças do governador Jeronimo Rodrigues, do vice-governador Geraldinho, além das demais autoridades políticas do estado.