
Na foto ao lado de Sônia Guajajara, Carlinhos da Amex, recebeu um Prêmio Internacional Pela conservação da Natureza. Foto: Arquivo/Walney Magno.
O Extrativista baiano ficará no grupo técnico da Pesca do gabinete de transição do presidente Lula.
O presidente do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, Carlos Alberto Pinto dos Santos (Carlinhos da Amex), foi indicado para compor a equipe de transição do governo do presidente eleito Lula.
O baiano de Canavieiras ficará no grupo técnico de Pesca. Carlinhos da Amex, também está secretário-executivo da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Costeiros e Marinhos, e já recebeu Prêmio Internacional Pela Conservação da Natureza.
Os outros nomes do grupo de trabalho da Pesca são:
Altemir Gregolin, ex-ministro da Pesca e Aquicultura;
Antônia do Socorro Pena da Gama, professora da Ufopa em Santarém (PA) e doutora em Educação;
Carlos Alberto da Silva Leão, ex-superintendente de Pesca e Aquicultura no Pará;
Cristiano Wellington Norberto Ramalho, professor de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Ederson Pinto da Silva, ex-diretor geral do departamento de Pesca, Aquicultura, Quilombolas e Unidades Indígenas da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul;
Flávia Lucena Frédou, professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pós-doutora em Ciências da Pesca e da Aquicultura pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da França;
Joao Felipe Nogueira Matias, engenheiro de pesca, doutor em Biotecnologia dos Recursos Pesqueiros e ex-secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca.
A informação foi em portaria publicada em diário oficial pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alkimin.

Carlinhos da Amex realiza grandes ações em defesa da natureza.
Vale lembrar que outros baianos já foram indicados para a transição. Entre eles estão Flávio Silva Gonçalves, para a Comunicação Social; Margareth Menezes, Cultural; Célia Watanab, e Elisângela Araújo, para o Desenvolvimento Agrário, dentre outros importantes nomes no estado.